Ko Phangan: O Guia Definitivo

Sawasdee kha :)

Ko Phangan (você também pode encontrá-la como Ko Pha Ngan) fica no Golfo da Tailânida. É a quinta maior ilha do país.

Com 125 quilômetros quadrados, tem uma população de 12.000 habitantes e, na Full Moon Party, chega a um pico de mais de 30.000 pessoas.

É um ótimo destino e você ainda pode fazer na mesma viagem as outras duas ilhas que ficam super próximas a ela: Ko Tao (ao norte) e Ko Samui (ao sul).

Quando ir para Ko Phangan?

Junho é o melhor mês, pois o clima não é tão quente e chove pouco.

Julho e Agosto são os meses de férias da Europa, então a ilha fica muito lotada e muito cara. Fica um pouco mais difícil achar hotel nessa época. Por isso, não chegue na ilha sem reservas.

O período de Setembro até meados de Dezembro é o mais chuvoso.

Janeiro a Abril são os meses mais secos. Porém são meses bem quentes, principalmente Abril. Como nós do Brasil já estamos acostumados com calor não sofremos tanto. :)

Praia ao norte da Ilha
Praia ao norte da Ilha

Como chegar em Ko Phangan

A única maneira é via marítima, já que na ilha não tem aeroporto.

Se você vem de Bangkok, o que eu aconselho é comprar um bilhete de avião da low cost NokAir com destino direto para Ko Phangnan.

Eles têm uma opção que é fly ‘n’ ferry, onde você compra a passagem de avião + o transfer para o píer + o bilhete do barco num único pacote, pela NokAir.

Super vale a pena tanto pela comodidade quanto pelo preço. Ou seja, não tem porque não fazer dessa forma :)

Assim que você chegar no aeroporto de Surat Thani terá um funcionário da NokAir com aquelas plaquinhas. Basta você se dirigir a ele e confirmar se ele é quem irá levar os passageiros para o píer com destino a Ko Phangnan.

Se não tiver nenhum funcionário, va no guichê da companhia que eles te informam :)

Se você está em alguma praia por Krabi ou Surat Thani, pode ir em qualquer agência de viagem que tiver na cidade.

Todas vendem os bilhetes das companhias marítimas que navegam para Ko Phangan. E como o preço é tabelado, a diferença entre uma agência e outra é baixa, por isso que não vale a pena sair por aí de agência em agência e gastar muito tempo com isso. Se tiver uma do lado da outra, tudo bem.

Os tailandeses são um povo muito justo. Não é comum a cultura de cobrar a mais para compra em cima da hora. Quem compra antes ou na hora, paga o mesmo valor. Mas lembre que o preço que eles pedem sempre tem espaço para uma barganha, faz parte da negociação tailandesa.

Todo speedboat que vai para Ko Phangnan faz uma parada em Ko Samui. É o caminho, já que fica entre Phangan e o continente. Se você tiver um tempo, vale a pena adicionar ao seu roteiro. A ilha é incrível também. Eu aproveitei e conheci.

Se tiver interessado leia o artigo sobre Ko Samui. :)

Mae Haad Beach
Mae Haad Beach

Estadia em Ko Phangan

Depende muito que tipo de lugar você prefere ficar, do que você pretende fazer em Phangan. Vou falar dos principais.

Haad Rin Beach

A praia mais agitada. Fica na península da ilha, conhecida como Sunrise Beach. É nela onde acontece a Full Moon Party, todos os meses. Explico melhor sobre a festa no tópico sobre o que fazer na ilha.

A maioria dos turistas são jovens. Tem muitas lojinhas, bares e restaurantes, tem uma boa estrutura para receber turistas, por isso é bem lotada. Se é isso que você procura, esta é a praia ideal.

Haad Rin Nai Beach

É conhecida como a Sunset Beach, tem uma boa faixa de areia e também é bem agitada com vários hotéis e albergues. Fica do outro lado da península, de um lado a praia da Full Moon Party e do outro, ela.

As praias do Noroeste: Ao Chaloklum, Haad Mae Haad e outras

Tem uma boa estrutura para os turistas, lojas de conveniência, restaurantes e bares, mas tem um clima mais família. Os turistas com filhos preferem essas praias.

Se você procura um lugar mais tranquilo para ficar em Phangnan, uma dessas praias deve ser sua escolha.

As praias do Nordeste: Bottle Beach, Haad Thong Nai Pan Noi, Haad Thong Nai Pan Yan

São praias mais remotas, de difícil acesso. Mas são um paraíso de tranquilidade e paz. O acesso geralmente é por caminhonete 4×4 ou longboat. Se você quer se desligar do mundo, esse é o lugar.

A tranquilidade de Bottle Beach na Ilha de Phangan
A tranquilidade de Bottle Beach na Ilha de Phangan

O problema é que a estrada é muito sinuosa e perigosa. Por isso, eu não indico que você alugue moto quando estiver por essas praias.

A minha dica é: se você ficar 3 ou 4 dias na ilha, utilize o última diária em uma dessas praias mais remotas e tenha sua última estadia bem relaxante para o dia da partida.

Eu fiz minhas reservas pelo Agoda. O preço estava melhor comparando com o Booking.

Como se locomover em Ko Phangnan?

As principais formas de andar por Phangan são:

Taxi Coletivo

É uma alternativa bem utilizada, porque é bem mais barato que taxi normal. Existem vários carros 4×4 com caçamba coberta. Tem várias “linhas”, uns que fazem as praias do norte, outros que fazem as praias do sul e assim por diante. Provavelmente se o seu hotel não tiver transfer essa é a forma mais barata.

Táxi

É bastante caro. Por isso, só use quando for necessário.

Moto

É a melhor forma de se locomover dentro da ilha. E super barato o aluguel. Se você não for ficar na parte mais remota da ilha, pode alugar uma moto assim que chegar no píer e já fecha um pacote até seu último dia. Porque já economiza o dinheiro do transfer para o hotel. :)

O único inconveniente é ter que deixar o passaporte no estabelecimento. Mas só precisa deixar o passaporte e você já sai motorizado.

Dica: Tire fotos e/ou faça um vídeo dos arranhões já existentes na moto. Pode ser importante caso você entregue para uma pessoa diferente da que você alugou.

Aluguel de Carro

Da mesma forma que você pode alugar uma moto, se você não se sentir confiante ou estiver num grupo de 4 ou 5 pessoas, você pode alugar um carro.

O único problema é que em alguns lugares que você for, será difícil estacionar. Eles não tem muitos estacionamentos, e, nas ruas, as motos ocupam a maioria das vagas.

Bicicleta

Para fazer trajetos curtos é bom, mas acho que longos fica muito cansativo pois a ilha tem um relevo bastante acidentado. Se você já é acostumado com a magrela, tudo bem :)

Tranporte público

Assim como em Ko Samui, não me lembro de ter visto um único ônibus coletivo (público) por lá. Então não conte com ele.

O que fazer em Ko Phangnan?

Na ilha existe programas para todos os tipos de turistas. Veja o que mais se encaixa com o seu perfil:

Bebês elefantes do Sáfari. Fofinhos demais!
Bebês elefantes do Sáfari. Fofinhos demais!

Alugar uma moto e fazer toda a costa Oeste

É incrível! Foi um dos pontos altos da minha estadia. A sensação de liberdade é única.

O lado leste não tem como fazer, pois tem muitas cadeias de montanhas, a estrada não é a beira mar e é perigosa.

Para não se perder, carregue o mapa no GPS do celular e depois é só seguir. O GPS sempre indica o caminho mais perto (que é por dentro da ilha).

Por isso, tenha um mapa em mãos e sempre pegue as ruas que te levarão pelo caminho costeiro e depois o GPS recalcula.

Faça paradas nos lugares que você julgar lindo e nos viewpoints. Serão várias e várias paradas, porque essa ilha é encantadora :)

Conhecer Elefantes

É imperdível!

Você tem que conhecer algum dos vários safáris que existem na ilha. São os animais mais dóceis e fofinhos que já conheci.

Com um olhar que deixa qualquer um apaixonado. O legal é que se você não quiser andar no elefante, mesmo assim vale a pena ir no Safari para conhecê-los e alimentá-los.

A entrada é gratuita e você paga um valor irrisório pelas bananas e tem uma experiência única.

Passeio de barco ao Angthong National Marine Park

Esse passeio vai para um arquipélago que somam 42 Ilhas. Próximo a Phagnan e Samui.

Chegando lá você irá fazer mergulho com snorkelpelo corais do parque e da Ilha do Macaco. Tem um viewpoint incrível da lagoa e de todo o parque, almoço incluso, e tem o adicional que é aluguel de caiaque, que eu super indico, porque você pode explorar melhor e mergulhar em mais lugares pelas ilhas.

Passeio de barco na ilha de Ko Tao e Ko Nang Yuan

Se Ko Tao não fizer parte do seu roteiro, super indico! Foi o passeio de barco mais bonito que fiz no Golfo da Tailândia.

Ele faz várias paradas ao longo da praias de Ko Tao para mergulho e a última parada é em Ko Nang Yuan. No artigo sobre Ko Tao eu explico melhor, vale a pena ler.

Full Moon Party

A Full Moon Party acontece na ilha de Phangnan.

A origem da festa se deu com alguns mochileiros que passaram uma noite de lua cheia na areia da praia, curtindo, bebendo até o amanhecer e elegeram que esse era o melhor lugar do mundo para observar a lua cheia.

A partir desse fato, eles combinaram que todo o ano, em época de lua cheia, voltariam para Phangnan para curtir na ilha.

Nos dias atuais, a festa acontece não apenas uma vez por ano, mas sim todos os meses. Sempre em noite de lua cheia.

Nesse site, tem todas as datas para você se programar.

Se você adora uma rave, não pode deixar de adicioná-la ao seu roteiro. A rave mais famosa do Sudeste asiático.

E o melhor: é de graça!

Com a maioria dos jovens da Europa e da Austrália, a festa é na areia da praia e são vários bares um ao lado do outro com seus próprios DJ’s e cada um com suas brincadeiras de passar por debaixo da corda ou pular na corda com fogo.

Os drinks da festa são em baldinhos, isso é uma famosa tradição em todas as ilhas do país. Todos usam roupa neons, pintam o rosto e o corpo com tintas também neon e flores na cabeça.

Você pode comprar tudo isso por lá mesmo. Tem várias lojinhas que vendem. E como tudo na Tailândia, bem barato. É uma experiência incrível!

Onde comer em Ko Phangnan

Existe várias lugares. Se você gostar de algum restaurante que você passar. Pare e veja o cardápio. Se valer a pena, entre no restaurante. :)

Barraquinha de rua

Como em todo país, essa é a melhor forma e os melhores lugares.

Haad Rin Nok Beach

Tem vários barzinhos, lanchonetes e restaurantes para todos os gostos e orçamentos.

Parada na estrada

O que eu acho mais legal quando você está em uma ilha de moto, é quando ver um restaurante legal, com uma vista boa, desça, veja o cardápio.

Se tiver dentro do seu orçamento, aproveite. Você irá encontrar muitas experiências boas pelo caminho.

Caminho para a cachoeira Wang Sai
Caminho para a cachoeira Wang Sai

Onde Comprar em Ko Phangnan

Não existe lojas de marca ou essas coisas. Esquece. As compras são de artesanatos locais ou se você precisa comprar algum shortinho, canga, sandália. A maioria das lojinhas estão nas praias que tem mais concentração de turistas, como:

  • Haad Rin Nok (Sunrise Beach)
  • Haad Rin Nai (Sunset Beach)
  • Ao Chaloklum
  • Haad Son

Quanto tempo ficar em Ko Phangnan

4 dias é o ideal.

No primeiro dia (o da chegada), muitas vezes você só tem a tarde. Então aproveita para curtir a praia de onde você está hospedado.

No segundo dia, passeio de barco. No terceiro dia, passeio de moto e, no quarto dia, pega uma diária em alguma praia no Nordeste da ilha. Eu fiquei em Bottle Beach, para relaxar, se desconectar do mundo, recarregar as energias e seguir viagem.

Se não tiver esse tempo todo disponível, corta alguma programação e faz aquela que você julgar mais interessante.

Valeu a pena ir para Ko Phangnan?

Demais!

Foi uma ilha que eu não esperava muito, porém me surpreendeu com seu aconchego e boas experiências vividas.

E você, está pensando em ir para Ko Phangnan? Ficou alguma dúvida? Se você já foi, tem mais alguma informação que você adicionaria a este guia?

Deixe um comentário que farei questão de responder a todos! :)

Até a próxima viagem!

Imagens: Arquivo pessoal ;)

Sobre Raquel Lundgren

Aos 17 anos fui morar um ano na Turquia, O Mickey já foi meu chefe, quando trabalhei na Disney, já viajei por mais de 20 países e estou morando na Tailândia. Junte-se a nossa comunidade e Vamos Partir para o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>