Ko Tao: O Guia Definitivo

Sawasdee kha! :)

É difícil começar esse artigo, porque como é a ilha que mais gosto da Tailândia, pegar toda a emoção, paixão e amor que sinto por aquele lugar e transformar em um artigo não será nada fácil, mas vamos lá. Vou me esforçar para passar minhas experiências nessa ilha incrível. :)

Ko Tao é uma ilha que fica no Golfo da Tailândia. Com apenas 21 quilômetros quadrados e 1.300 habitantes. Tem praias paradisíacas e um mar incrível tanto para banho, como principalmente para mergulho.

Ótimo lugar para relaxar, se não for o melhor, depois de ter conhecido tantos lugares loucos pelo sudeste asiático. :)

Quando ir para Ko Tao

Ko Nang Yuan
Ko Nang Yuan – Pequena ilha paradisíaca ao lado de Ko Tao

Junho é o melhor mês, pois o clima não é tão quente e chove pouco.

Julho e Agosto são os meses de férias da Europa, então a ilha fica muito lotada e muito cara. É mais difícil achar hotel nessa época, por isso, não chegue na ilha sem reservas. Mas em relação ao clima é maravilhoso.

Setembro até dezembro é o período das monções (bem chuvoso).

Janeiro até Abril são os meses mais secos. Porém Abril é bastante quente. Se não gostar de calor demais, evite. Mas nós brasileiros já passamos tanto calor no nosso país, não é? que acaba não sendo tão “doloroso” assim. Principalmente se tratando de um lugar paradisíaco :)

Para mergulhar a melhor época é de julho a setembro. É quente e ensolarado e a visibilidade da água é a melhor.

Fui em Dezembro e em Março. Em dezembro realmente a água não estava com uma visibilidade muito boa, bem turva, já que é o mês de interseção entre a época seca e molhada. Ainda há algumas chuvas e por isso o mergulho não fica 100% essa época. Mesmo assim eu amei, jamais deixaria de ir se o mês. Em março já foi bem diferente, o clima estava incrível e foi quando me apaixonei mais ainda por essa ilhazinha. :)

Como chegar em Ko Tao

Manhã na praia de Sairee em Ko Tao
Manhã na praia de Sairee em Ko Tao

Só é possível chegar por via marítima, pelos speed boats.

Uma das maiores companhias é a Lomprayah e você pode comprar o bilhete assim que chegar em Surat Thani, que é a província no continente a qual a ilha pertence. Tem uma boa infraestrutura e ótima logística para as ilhas: Ko Samui, Ko Phangan e Ko Tao.

Eu fui para Ko Tao a partir de Railay Beach, que é uma praia localizada na província de Krabi.

Por sinal, Railay Beach é incrível. Se puder, vá. Para saber mais clique neste link.

Voltando à minha maratona:

  • Peguei um long boat até Krabi (o destino pode ser Ao Nang Beach ou Ao Namman, dependendo das condições climáticas);
  • Em seguida, peguei uma van até a agência da Lomprayah;
  • Depois, peguei o ônibus, que levou 3 horas para chegar em Surat Thani;
  • Por fim, peguei o speed boat para Ko Tao.

Para chegar em Ko Tao, o barco passa primeiro em duas outras ilhas, que são: Ko Samui (45 minutos) e Ko Phangan (outros 20 minutos).

Saindo de Ko Phangan, o último trecho dessa maratona leva, em média, uma hora e quinze minutos para (finalmente!) chegar em Ko Tao.

Foram mais de 7 horas até chegar em Ko Tao… Mas como você também pode ir para Ko Tao de Bangkok você tem duas opções:

1. Avião + SpeedBoat - ir de Bangkok para Surat Thani pela NokAir, pois eles oferecem um pacote que é fly and ferry (vendem já o bilhete de avião + o transfer para o píer + o speed boat para Ko Tao). Ou também pode procurar passagem pela AirAsia.

2. ônibus + Speedboat - Já comprar desde Bangkok o bilhete da Lomprayah, eles fazem a primeira parte de ônibus e a outra de barco.

Eu fiz de avião mas achei que no final das contas foi mais cansativo. sabe por quê? Esse trajeto todo de avião durou umas 11 horas e no barco seria aproximadamente umas 10 horas. Mas a questão é: é bem cansativo você pegar barco; descer do barco com uma mala pesada; pegar transfer para o aeroporto; depois ter que esperar o horário do avião; embarcar no avião e por fim pegar táxi e chegar no hotel, tudo isso com uma mala que no mínimo tem uns 10kg :)

De barco você só pegaria um barco e um ônibus que te deixaria na cidade de bangkok.

É uma viagem bem cansativa, mas vale muito a pena :)

Eu fiz as três ilhas: Ko Samui, Ko Phangan e Ko Tao da primeira vez que fui. Conheci primeiro Ko Tao, a mais distante, depois Phangan e por último Samui, já que está ficava mais perto do continente.

Estadia em Ko Tao

Tem várias opções de de lugares, vou listar as que eu me hospedei.

Sairee Beach

É a praia mais badalada. Mas quando eu digo isso, não quer dizer que tem balada pesada toda a noite, e que como Ko Phi Phi, se você pegar um hotel na beira mar, não conseguira dormir, porque a música está muito alta. Não é isso. É apenas a praia que tem mais estrutura, com restaurante, Bar, loja de conveniência (seven-eleven).

Em Dezembro não consegui ficar por lá, mas em março me hospedei lá e foi muito melhor que minha primeira hospedagem, que tinha sido em Freedom beach.

É uma praia bem justa tem várias guest Houses, hotéis e resort.

Fiquei no Sairee Hut Resort, super indico. É beira mar. Com uma piscina top e um restaurante beira mar muito bom. Do restaurante você consegue ver a ilha Nang Yuan. Ao lado fica o Suset Bar, que é muito divertido, mais abaixo no tópico “o que fazer em Ko Tao” eu explico melhor.

2-kotao-13
Piscina do Sairee Hut Resort, bom demais! Com vista para o mar :)
Sairee Beach. Mesas na areia da praia do restaurante Sairee Beach Resort
Sairee Beach. Mesas na areia da praia do restaurante Sairee Beach Resort

 

Freedom Beach

Fica no sul da ilha. É um lugar bem tranquilo para relaxar. Foi onde eu me hospedei na primeira vez que fui. Gostei de ter ficado nessa praia. O problema é que táxi é algo caro e como eles não recomendam que aluguemos moto, já que a ilha não tem hospital para essa especialidade. Acaba ficando caro sair todos os dias para outras praias. Fiquei no Hotel Ko Tao Resort.

Freedom Beach. Vista da varanda do meu Hotel. Top demais também essa praia. Mais calma que Sairee.
Freedom Beach. Vista da varanda do meu Hotel. Top demais também essa praia. Mais calma que Sairee.
Freedom Beach. Luau acontecia todas as noites no pier do hotel
Freedom Beach. Luau acontecia todas as noites no pier do hotel

Tem opções mais baratas. A maioria é para quartos compartilhados, eu não curto muito, mas as opções são enormes.

Reservei pela Agoda (recomendadíssimo, por sinal).

Nessa minha viagem eu comparei os preços com o Booking. O preço da Agoda estava melhor, mas é sempre bom pesquisar nos dois sites. Vai que tem alguma promoção. :)

Outra alternativa é você chegar no píer sem ter feito uma reserva. Tem várias pessoas ofertando e por preços interessantes. Não deixe de barganhar, pois eles sempre cobram um valor bem maior.

Como se locomover em Ko Tao

Ko Nang Yuan
Ko Nang Yuan

Na Tailândia é bem comum os turistas alugarem moto, mesmo que não tenham carteira de habilitação, pois eles não exigem no momento do aluguel.

É só pagar o aluguel e deixar o passaporte que você já sai da loja motorizado (rezando para eles cuidarem do seu passaporte).

No entanto, Ko Tao é uma ilha que não tem hospital e as estradas são bem ruinzinhas. Então, se você sofrer um acidente com moto, você terá que pegar um barco para outra ilha num trajeto que leva mais de uma hora.

Por isso, decidi não alugar uma moto.

Afinal, não estragaria minha viagem por uns bahts (moeda tailandesa) a mais. Quando precisei utilizei táxi.

O que fazer em Ko Tao

Ko Tao é um paraíso para quem gosta de mergulhar, pescar, fazer passeios de barco, relaxar em frente ao mar, ler livros… Enfim, quase tudo pode ser feito nessa ilha top. As águas são cristalinas e os corais são lindos demais.

Se você gosta de mergulhar, não pense duas vezes, super vale a pena. Uma aula de pratica na piscina + dois mergulhos com cilindro custa a partir de 40 dólares (como sempre, tente barganhar).

John-Swnam Viewpoint

O melhor e mais bonito de Ko Tao, para ver a ilha do alto. Isso sem levar em consideração o de Ko Nang Yuan que é imbatível :)

Sairee Beach: vale a passar uma manhã, uma tarde ou o dia todo e curtir essa praia que é a que tem maior faixa de areia e mais concentração comercial para os turistas.

Mergulho

Se você sempre quis mergulhar mas nunca teve coragem. A hora de perde-lo é em Ko Tao. Dentro de vários os hotéis tem escola tem mergulho. Eles dão várias aulas em vídeo antes dos alunos irem para o mar e sempre vão assistidos

Escola de Mergulho PADI. Dentro do Sairee Hut Resort
Escola de Mergulho PADI. Dentro do Sairee Hut Resort
Ko Nang Yuan. Quando a maré esta baixa não precisa de barco para levar a área de mergulho.
Ko Nang Yuan. Quando a maré esta baixa não precisa de barco para levar a área de mergulho.

Ko Nang Yuan

Formada por três pequenas gotas de terra ligados por um banco de areia maciça que formam Ko Nang Yuan.
Praias de areia branca e praias repletas de peixes e coral. É uma ilha bem pequena, da para conhece-lá toda caminhando.É incrível, um dos lugares mais lindos que já conheci em minha vida!

Essa ilha você pode fazer no tour que tem 5 paradas, que eu explico mais a frente, e ela é a última parada, mas você só irá passar umas duas horas nessa ilha. E eu recomendo que você passe o dia todo nela ou no mínimo 4 horas. Tem muita coisa para fazer. Vou listar algumas:

  1. Subir e ir no viewpoint mais lindo da Tailândia. São 227 degraus de puro amor pela natureza;
  2. Tomar banho de mar;
  3. Tomar banho de sol e ler um livro enquanto isso ou ficar observando a natureza e as pessoas, eu adoro fazer isso :)
  4. Mergulhar com snorkel e ver os incríveis corais que na maré baixar da para ir nadando numa boa. Aluga o snorkel e o colete salva vidas no resort que fica na ilha e passa o tempo que quiser. É incrível! Foi o melhor mergulho da minha vida, se bem que ainda não fui em noronha. :)

Ko Nang Yuan foi o lugar mais incrível de toda a viagem em Ko Tao. Ou melhor: de toda a viagem pelas ilhas no Golfo da Tailândia.

É o lugar que teve o melhor viewpoint (ponto alto de observação) que já fui.

Entrada na ilha de Nang Yuan
Entrada na ilha de Nang Yuan.
Ko Nang Yuan. 227 degraus até o viewpoint.
Ko Nang Yuan. 227 degraus até o viewpoint.
Vista do viewpoint de Ko Nang Yuan com a maré seca.
Vista do viewpoint de Ko Nang Yuan com a maré seca.

Tour de barco que gira a ilha toda e faz 5 paradas

  1. Freedom Beach: ótimo para fazer snorkeling;
  2. Shark Beach: para mergulhar e, se der sorte (ou não), nadar com tubarões;
  3. Aow Leuk Bay: águas bem claras, boa para fazer snorkeling também;
  4. Hin Wong Beach: como as demais, excelente para mergulhar;
  5. Ko Nang Yuan: um caso à parte :)

Eu só indico esse passeio de você gosta de mergulhar, senão não indico. Todas as paradas são no meio do mar para as pessoas mergulharem com snorkel. O único lugar que tem praia no tour é em Ko Nang Yuan. Então, se você não curte, vale mais a pena pagar um táxi boat e ir direto para a está ilha.

Vista do viewpoint de Ko Nang Yuan com a maré alta.
Vista do viewpoint de Ko Nang Yuan com a maré alta.

O passeio dura o dia inteiro e você paga aproximadamente 25 dólares por pessoa com direito a equipamento básico de mergulho, um pequeno café da manhã, almoço e lanche incluso também. No caso das bebidas, tem que comprar por fora.

Esse passeio pode ser encontrado em qualquer rua da ilha, por isso não é necessário chegar com pacotes já fechados, existem várias agências ao longo da ilha que oferecem o passeio, vários hotéis também, é tudo praticamente o mesmo passeio, mudando uma praia ou outra, porém no passeio tem que ter Ko Nang Yuan, okay? =)

Ko Nang Yuan com a maré cheia.
Ko Nang Yuan com a maré cheia.
Ko Nang Yuan com a maré seca. Curti mais.
Ko Nang Yuan com a maré seca. Curti mais. :)

The Sunset – Beach Bar & Pool Party

Esse bar é beira mar e fica ao lado do resort que eu me hospedei o Sairee Hut Resort. Ele com certeza foi um dos pontos altos da minha estadia por lá :) É um bar com piscina e DJ. Qyalquer pessoa pode entrar lá e tomar banho de piscina, a música começa a tarde e vai até a madrugada. Mas os quartos do resort ficam longe, logo se você quiser dormir não será incomodado.

A noite tem show com fogos assim como Phi Phi Island, mas os artistas ou malabaristas, não sei o nome que se dá, interagem muito mais com o público. Dão cigarro para quem fuma e os clientes do bar vão lá na frente e eles acendem o cigarro, na boca dos clientes com os malabares de fogo.

É incrível. Bem divertido.

Ko Tao. The Sunset Bar pela manhã. No Comecinho da "Pool Party"
Ko Tao. The Sunset Bar pela manhã. No Comecinho da “Pool Party”
Ko Tao. Sairee Beach. Show pirotécnico no The Sunset Bar.
Ko Tao. Sairee Beach. Show pirotécnico no The Sunset Bar.

Onde Comprar em Ko Tao

Ko tao é uma ilha bem desenvolvida, com um comercio forte e ativo. Tem várias lojas de conveniência geral e também muitas lojas que vendem: roupas, lembrancinhas, calça Aladin, biquíni e shorts porém é mais para uma emergência. Tem algumas lojas interessante de artesanato local.

Existem vários caixas eletrônicos localizados nas principais praias (ATM).

Quanto tempo ficar em Ko Tao

Pôr do sol em Sairee Beach. Ko Tao
Pôr do sol em Sairee Beach. Ko Tao.

Três dias são suficientes.

Dá para curtir e relaxar legal, porém se você tiver mais tempo e quiser aproveitar, essa é a ilha.

Infelizmente eu só fiquei 3 dias nas duas vezes que fui. Deu para fazer tudo que eu tinha planejado. Mas eu acho super válido você.

O que eu indico: deixe para fazer Ko Tao por último, porque você aproveita as belezas naturais que essa ilha oferece e também dá uma boa relaxada antes de voltar das férias.

Valeu a pena ir para Ko Tao?

Demais!

Se vier para o Golfo da Tailândia, Ko Tão é parada obrigatória!

 

E você, pensando em ir para Ko Tao? Ficou alguma dúvida? Tem mais alguma informação que você adicionaria a este guia?

Deixe um comentário que farei questão de responder a todos :)

Até a próxima viagem!

Imagens: Arquivo pessoal ;)

Sobre Raquel Lundgren

Aos 17 anos fui morar um ano na Turquia, O Mickey já foi meu chefe, quando trabalhei na Disney, já viajei por mais de 20 países e estou morando na Tailândia. Junte-se a nossa comunidade e Vamos Partir para o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>